O poder do autocuidado

Letícia Arcanjo
2 min readSep 24, 2020

Ontem estava numa bad daquelas. Me sentindo mal comigo mesma, auto-estima no chão, me martirizando por questões do passado… em suma: um lixo.

Hoje, após uma boa noite de sono, acordei me sentindo um pouco mais calma e determinada a fazer o dia ser melhor.

Tomei um bom café antes de ir trabalhar. Por mais que não seja muito fã de pegar no batente aos sábados, ao invés de reclamar, procurei formas de tornar minha longa jornada mais produtiva.

Li vários artigos no Medium; estudei o conteúdo que vou apresentar amanhã no estágio (o que é fim de semana, mesmo?); adiantei todo o trabalho da semana que vem.

Vim a pé para casa; tenho o privilégio de morar perto do trabalho, então pude curtir um pôr do sol e anoitecer fresquinho enquanto caminhava.

Aproveitei as horinhas de folga de sábado a noite para hidratar o cabelo; fazer as unhas; tirar 10 minutos inteirinhos para pegar meu creme preferido e hidratar o corpo todo.

Jantei com a minha mãe; terminei o trabalho de amanhã, e agora estou aqui, escrevendo esse texto.

Sei que é clichê falar isso, mas grande parte da nossa felicidade e bem estar dependem inteiramente de nós. É claro, algumas coisas estão fora do nosso alcance, mas o mínimo que podemos fazer é assumirmos a responsabilidade pelo que podemos controlar.

Tirar um tempo, nem que sejam duas, uma hora por semana, para cuidar de você, do seu corpo e da sua mente, é essencial e tem o poder de curar qualquer deprê.

Não precisa ser necessariamente cuidando da aparência; de uma volta com o cachorro na vizinhança; medite; ponha uma boa música para tocar e cozinhe seu prato preferido; enfim, relaxe. De uma pausa e respire.

Pode parecer bobagem, coisa pouca. Mas você é a pessoa mais importante da sua vida. Se cuidar é o primeiro passo pra uma vida mais feliz, leve e realizada.

--

--

Letícia Arcanjo

Existem mais coisas entre o homem e a compra do que sonha a nossa vã filosofia.